Festival do Xis marca nova etapa de uso da Gare em Santa Maria

A prefeitura de Santa Maria ainda não tem uma data para lançar o edital de concessão da Gare, mas informou na terça-feira (11) que o 3º Festival do Xis será realizado no largo e na antiga estação ferroviária como um evento de teste. Segundo o Executivo municipal, será uma oportunidade para empreendedores da área de gastronomia conhecerem o local na prática.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em nota, a gestão Rodrigo Decimo explicou melhor qual é a proposta:

 “Em função de a prefeitura ter recebido muitos questionamentos sobre a forma de operação de empreendimentos na Gare, em virtude das informações já públicas sobre a concessão, como estratégia positiva para sensibilização de possíveis interessados, será proporcionada uma vivência de atividade gastronômica no espaço, durante o Festival do Xis. No evento, empreendedores locais ou mesmo de fora da cidade poderão conhecer o espaço e observar ele em funcionamento, com operações de alimentação. A iniciativa se dá para que, quando do lançamento do edital, tenhamos oportunizado uma vivência no espaço da Gare, enquanto local de convivência, especialmente através da exploração da atividade gastronômica.”


Vale lembrar que a reforma foi concluída há um ano, ao custo de R$ 7,1 milhões, mas até agora, a prefeitura ainda não definiu como será a concessão. A ideia é que empresas assumam a exploração do espaço, sendo parte delas de gastronomia, e que também se responsabilizem pela segurança e manutenção.


Nas duas primeiras edições, o Festival do Xis foi nas ruas da Vila Belga. Na edição de estreia, foram vendidos 13 mil lanches. A novidade deste ano é que o Festival do Xis será na Gare, no Largo da Estação Irmão Estanislau. Já na Plataforma da Gare, onde recentemente foram revitalizados os vagões e a locomotiva, haverá praça de alimentação, exposição do Mercado Criativo e de Ferromodelismo. O evento reúne várias lanchonetes e empreendedores que fazem xis em Santa Maria, incluindo food trucks, e cervejarias. A entrada é de graça.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apenas 20% dos produtores conseguem refinanciar dívidas  rurais no RS Anterior

Apenas 20% dos produtores conseguem refinanciar dívidas rurais no RS

Obra do Perau depende do último aval de Brasília Próximo

Obra do Perau depende do último aval de Brasília

Deni Zolin